É bem possível que você já tenha ouvido falar sobre o conceito da Revolução 4.0 ou Quarta Revolução Industrial. Essas teorias defendem o uso de tecnologias de automação como forma de tornar o trabalho mais produtivo e a gestão de escritórios de advocacia não poderia ficar de fora desse processo.

A chamada “Advocacia 4.0” já uma realidade, graças às inúmeras possibilidades de software existentes no mercado. Falamos aqui de sistemas baseados na nuvem, capazes de armazenar grandes quantidades de dados (big data), interpretá-los e oferece-los ao usuário em forma de relatórios, servindo de grande auxílio na tomada de decisão.

Soluções digitais para o aumento de produtividade

A digitalização de documentos segue a passos acelerados em boa parte dos escritórios e tribunais brasileiros. Muitas das tarefas rotineiras pelas quais éramos obrigados a passar hoje podem facilmente serem executadas em questão de segundos. Fazer cálculos manualmente, por exemplo, é algo fora de cogitação.

Em linhas gerais, podemos dizer que a Advocacia 4.0 tem a ver principalmente com a forma de trabalho desses profissionais. A busca pelo conhecimento técnico segue sendo a mesma, mas o que faz diferença no dia a dia é a possibilidade de conseguir fazer mais em menos tempo. Ser produtivo é significativo e imperativo perante à concorrência.

Quanto maior for o número de tarefas possíveis de serem executadas em um menor tempo, mais condições haverá para que os profissionais mantenham o foco naquilo que mais importa: os aspectos técnicos dos processos e na qualidade do atendimento aos clientes.

Bem-vindo à era da Advocacia 4.0

Afinal, o que faz um escritório ou um profissional de advocacia entrar para o seleto grupo daqueles que caminham lado a lado com a modernidade? O primeiro passo é se cercar do uso de plataformas online que permitam tornar o trabalho mais fácil e produtivo.

Softwares para escritórios de advocacia, como o LawVision, são imprescindíveis nesse aspecto. Eles permitem não apenas automatizar tarefas como também geram relatórios em tempo real para que os gestores possam acompanhar a execução ou tomar decisões com maior embasamento técnico.

O conteúdo atualizado na plataforma pode ser acessado a partir de qualquer lugar, seja via PC ou smartphone. Não há mais a necessidade de trabalho presencial no escritório e o uso de ferramentas colaborativas torna a integração entre as equipes ainda mais satisfatória.

Automação é o caminho para o futuro

Um relatório divulgado pela empresa de consultoria McKinsey aponta que 60% dos empregos do futuro terão mais de 30% de suas atividades automatizadas pela tecnologia. É fácil comprovar essa transformação se olharmos para trás: como era feito o trabalho há 20 anos e como é feito hoje? As diferenças são significativas.

Nunca se teve acesso a tanta informação quanto temos hoje. Se por um lado há mais recursos para tomar uma decisão correta, por outro é preciso dedicar mais tempo à análise dessas informações. Em outras palavras, a coleta de dados não precisa – e não deve – burocratizar o trabalho.

Entre as inúmeras possibilidades de automação já conhecidas – e as que ainda estão por vir – podemos destacar a automação da gestão de documentos e os recursos de analytics e jurimetria que vasculham a jurisprudência de tribunais, analisando os percentuais de decisões favoráveis sobre cada tema.

Até mesmo soluções de conciliação online e padronização de acórdãos podem entrar nessa seara. Claro, não podemos deixar de lado as funções administrativas do escritório, como elaboração de folhas de pagamento, controle de fluxo de caixa e gestão de clientes (CRM).

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Já estamos vivendo a era da Advocacia 4.0. O seu escritório está preparado para lidar com as demandas de forma inteligente, reduzindo o tempo dos processos e aumentando os índices de acerto na tomada de decisões?

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